No último domingo, dia 05/05, a comunidade Renascidos em Pentecostes realizou o primeiro retiro interno de 2017, de formação para os consagrados no Carisma. Em um dia repleto de muita unção do Espírito Santo, os presentes viveram intensos momentos de intimidade com Deus, com o intuito de restaurar as forças espirituais para os trabalhos de evangelização do ano.
Iniciado às 8h da manhã com a oração do Santo Terço, o dia seguiu com pregações de Alexandre Bastos, fundador da Comunidade Pequeno Rebanho de Deus, do Rio de Janeiro, adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Pe. Carlos Alexandre, louvor de Salvador Neto e Santa Missa, presidida pelo fundador dos Renascidos em Pentecostes, Pe. Moacir Anastácio.
Nas duas pregações formativas do encontro, Alexandre Bastos ressaltou a importância do amor de Deus por seus escolhidos e os alertou sobre o excesso de trabalhos como rotina, sem o enfoque na espiritualidade, que afasta o consagrado de seu Pai e Senhor. O pregador ainda levou todos a refletirem e entenderem o sofrimento como ponte para se alcançar a meta final, que é o céu, principalmente, diferenciando os sofrimentos individuais, os comunitários e os que se originam no coração do fundador, o qual necessita da permanência de seus filhos espirituais, com ele, como um suporte na missão.
Lembrando a passagem de Jesus, em sua angústia extrema, antes de sua morte, Alexandre diz: “Permanecer na Palavra é o selo do verdadeiro discípulo. Cada um tem uma maneira de sofrer as suas dores que são particulares. O fundador também tem suas dores que são só dele e os consagrados também. Vocês não podem sofrer por Ele, mas podem permanecer com ele.” E ainda reforça: “O carisma Renascidos em Pentecostes passa a ser, após a sua consagração, o seu altar, o lugar para você imolar a sua vida.”
Envolvidos com a responsabilidade de ter recebido uma missão de Deus, através da comunidade, todos os pertencentes dos três elos, adoraram Jesus Eucarístico, num clima de total entrega e despojamento de si mesmo. O ponto marcante da adoração aconteceu, quando O Pe. Carlos Alexandre, vigário da Paróquia São Pedro e amigo da comunidade, disse que tinha tido uma revelação sobre o sinal do Carisma RP, a medalha que os consagrados recebem: “Essa medalha é desse formato, para que vocês se lembrem da Eucaristia, em todos os momentos que a olharem e tocarem nela. Para que vocês sejam adoradores de Cristo, em espírito e verdade, em todas as circunstâncias.”
E encerrando um dia cheio da graça de Deus, o fundador, Pe. Moacir Anastácio, celebrou a Santa Missa. Em sua homilia, ele animou a fé e o comprometimento dos seus filhos espirituais, dizendo: “Pelo sim de Maria, dos primeiros discípulos e pelo nosso sim, o Cristianismo chegou até aqui. Somos chamados a renascer e fazer renascer por amor a Jesus Cristo.” E convocou a todos a entrarem na batalha espiritual e corporal pela Semana de Pentecostes: “Hoje, eu só tenho a fé em Jesus Cristo, de que tudo vai dar certo para fazer Pentecostes. (...) Temos que nos levantar do estado de mortos para anunciar Jesus Cristo. Vamos colocar Brasília de joelhos para adorar Jesus Cristo.”
Assim, emocionados, alegres e vibrantes, os consagrados no Carisma Renascidos em Pentecostes, saíram do retiro certos de que têm uma missão árdua, porém, santa, para cumprirem: a de anunciar o Evangelho, através do renascimento do Espírito Santo. Com as bênçãos de Deus e sua cofundadora espiritual, Nossa Senhora Aparecida, o dia encerrou com o sinal dado para acontecer um novo Pentecostes em Brasília, no Brasil e no mundo.
Danielle Santos
Comunidade Renascidos em Pentecostes