29 de junho – Dia de São Pedro
Pedro, conhecido como Simão, nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré ou Mar da Galileia, no norte de Israel. Irmão de André que apresentou Pedro a Jesus, tornou –se discípulo e, mais tarde, apóstolo do Senhor.
Simão era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão.
Quando Jesus o conheceu disse-lhe uma frase que mudaria sua vida: “Você será pescador de homens” (Lc 5:10 ). A partir daí, Simão começou seguir Jesus.
Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt 16;16). Por isso, Jesus disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne nem o sangue que revelou isto, mas o Pai que estás nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja: as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16;17-19). Daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde, o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.
Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, era acostumado às dificuldades da vida de pescador. Mas depois de três anos seguindo Jesus, e depois da receber o poder do Espírito Santo em Pentecostes, Pedro se tornou um grande líder, um apóstolo.
Depois de Pentecostes, São Pedro reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto ou passar sob sua sombra para que fossem curados e libertados.
Depois de Pentecostes, Pedro passou a ser um evangelizador por todos os lugares onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja.
Como um pregador destemido do Evangelho, Pedro foi preso várias vezes. Em sua prisão em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou, passando por vários guardas. Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma e lá liderou a Igreja que crescia, apesar das perseguições.
Quando os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz por ser o líder da Igreja de Jesus Cristo. No entanto, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre.
Com pedido atendido, ele foi morto na região onde hoje é o Vaticano. Seus restos mortais estão no altar da Igreja de São Pedro em Roma. A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho.
São Pedro rogai por nós! Cuidai das ovelhas do Senhor conforme Seu pedido: “Apascenta os meus cordeiros” (Jo 21:16).
Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).
Comments