525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

A alegria do Natal está no coração quem acredita em Jesus Cristo


Diz o Evangelho de São Lucas que: “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel”. (Lc 1,39-40)

Depois que o anjo anunciou à Maria, no Evangelho de ontem, que ela ia conceber pela ação do Espírito Santo, ela foi até a sua prima Isabel, que já estava gestante no sexto mês. Ela entra na casa de Zacarias, um sacerdote que, há seis meses, estava servindo no templo de Jerusalém. O anjo Gabriel aparece para ele, do lado do Sacrário, do Santíssimo ou da Arca da Aliança e diz: “Zacarias eu te anuncio uma grande alegria! Você vai ser pai”. E Zacarias vai dizer: “Mas como? Se sou homem velho e minha mulher é de idade avançada”? Mas o anjo vai dizer para Zacarias: “Eu sou Gabriel, que estou sempre ao lado do Deus Altíssimo. Eu vim te trazer essa boa notícia”. E ele diz: “Que sinal me dará que isso vai acontecer”? E o anjo: “Ficará sem falar até que tudo isso aconteça”.

Esse anjo também apareceu para Nossa Senhora, no Evangelho de ontem, e vai dizer: “Até tua prima Isabel concebeu a velhice, porque para Deus nada é impossível”.

“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria está cheia do Espírito Santo, o poder do Espírito de Deus está com Maria”. (Lc 1,41)

Uma mulher que não gerasse filho naquele tempo era tida como amaldiçoada. Zacarias tinha duas casas e estava, sempre, se escondendo, porque, verdadeiramente era uma vergonha você ter uma mulher que não concebesse. Jacó teve doze filhos. E a Palavra diz que os filhos são a felicidade dos pais.

Mas Isabel ainda estava escondida, porque ainda estava com vergonha, pois era uma velha e estava gestante. Até que Maria chegou e saudou essa criança que pula de alegria no ventre de Isabel. Maria a transmite o Espírito Santo. “Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”! (Lc 1,42)

Veja que Maria não contou pra ninguém, nem pra José que estava gestante. Mas Isabel, mesmo sem saber, e estando cheia do Espírito Santo, já possui o dom da revelação ou ciência. Assim, Isabel vai saber que Maria está esperando um filho que é bendito. E ainda vai dizer: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? É um tratamento todo diferente, porque Isabel não vê mais com o olhar da carne, mas com o olhar do Espírito”. (Lc 1,43)

Nós temos a imagem de Nossa Senhora dentro de nossas casas e nós a temos como nossa Mãe, e ela realmente é, porque o Senhor a nos deu assim, dizendo: “Eis aí a vossa Mãe”! Assim, a gente deveria repetir a mesma prece, olhar para a imagem de Nossa Senhora, e dizer: “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me visite, entre na minha casa”? Na verdade, nós não merecemos, mas por graça de Deus ela vem morar no nosso meio.

Até o maior profeta nascido de mulher que está no ventre de Isabel, pula de alegria ao ouvir a voz de Maria.

Assim, vamos agradecer ao Senhor pelo dom da vida, que é maior dom que temos.

“Bendita é aquela que acreditou porque será cumprido aquilo que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1,45) Olha a profecia de Isabel! Maria foi a primeira que acreditou no Espírito Santo e na nova evangelização. A primeira a dizer: “Eis aqui a serva do Senhor”!

Assim, alegra-te, porque o Senhor está em ti, no teu coração! É promessa do Senhor para nós!

Temos que estar atentos a todo movimento do céu em direção a nós, porque as graças chegam e a gente nem percebe que é Deus quem está falando, fazendo.

E o que move o Senhor é o amor. O que move tudo é o amor de Deus por nós e a gente corre o risco de passar a vida inteira rejeitando esse amor. Pode ser que nem um ser humano vai te amar, mas a garantia do amor de Deus por você é infinita.

Nas ruas não se vê alegria para esse Natal. Mas a grande alegria dessa data, com certeza, está no coração daqueles que acreditam em Jesus Cristo. No coração daqueles que entram na gruta de Belém com Maria, José, os reis magos e os pastores, a chama do amor de Deus está sempre acesa.

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia (Segunda Santa Missa de Cura – 21/12/2017)

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page