525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

“A mudança do Brasil começa pela Semana de Pentecostes 2018”!


Nesta primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, nós temos o último diálogo de Jesus com os discípulos, antes da sua volta para casa do Pai. É o último encontro, as últimas lembranças que eles vão ficar do Senhor. E Ele vai dizer para os discípulos: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. (At 1-4-5)

“Não saia. É necessário que vocês fiquem e não se afastem daqui”. Nessa cidade que é de todos os profetas, considerada a cidade de Deus, o Senhor diz: “Não saia daqui. Esperem o cumprimento das profecias de todos os profetas. Eu não vos deixareis órfãos”. Ele já havia dito a uma senhora, que reconhecemos como a samaritana, no poço de Jacó: “Ah! Se tu conhecesses o dom de Deus. Se tu soubesses quem está aqui. Se bebesse dessa água viva que te dou, nunca mais voltaria a ter sede”. Essa promessa é, exatamente , o que Ele está dizendo para Seus discípulos.

João batizou com água todos aqueles que se aproximaram do rio Jordão, mas vocês serão batizados no Espírito Santo. É algo totalmente novo para os ouvidos dos apóstolos. Quem entrava no rio Jordão eram pessoas arrependidas, que queriam mudar de vida, pessoas que queriam dar oportunidade a si mesmo e para que Deus entrasse em suas vidas.

Eu quero chamar a atenção dessa penúltima Palavra de Jesus Cristo para seus discípulos: “Vós sereis batizados no Espírito Santo”. Eu não sei se você já foi batizado no Espírito Santo, mas no nosso batismo recebemos, verdadeiramente, um sacramento, e a Igreja confirma que o Espírito Santo entrou em você. Mas agora, o Senhor está falando de uma nova efusão do Espírito Santo para sua vida.

Os apóstolos haviam convivido com Jesus Cristo durante três anos, viram Jesus curar o cego de nascença, multiplicar os pães, diante dos seus olhos, eles viram Jesus ressuscitar Lázaro e curar a mulher que, há doze anos sofria de um fluxo de sangue. Eles viram milagres e prodígios, mas ainda não era o suficiente. Na última ceia, eles comeram o corpo de Jesus Cristo, mas ainda não era o suficiente. E, talvez, não era o suficiente pra mim e pra você. Jesus vai dizer: “Vocês receberão essa força e esse poder do alto, e o poder que vem do alto vos transformará, multiplicará e os conduzirá”. Agora, Jesus batizará com o fogo.

Isso é promessa do Senhor para mim e para você. Através da Renovação Carismática Católica, Deus foi suscitando, novamente, a cultura de Pentecostes. Aquela multidão, de mais ou menos, 150 pessoas, que estavam aqui, nos primeiros bancos, em 1998, ouviu as mesmas leituras e a mesma promessa de hoje. Eu estava pregando desse lugar e no final da missa daquele domingo, por volta de 9h20, quando eu disse “Ide em paz e o Senhor vos acompanhe”, eu ouvi uma voz que disse “Não foi isso que você pregou e nem foi isso que eu ensinei”. Eu fiquei sem compreender quem havia falado e , na missa das 10h30, tudo se repetiu. Já à tarde, diante do Santíssimo, o Senhor me disse o que Ele queria. A partir daquela tarde, eu comecei a convidar vocês para ficarmos juntos e esperarmos o cumprimento da promessa do Senhor. Naquela primeira semana, foi tudo muito fácil para fazer. No máximo, enchemos esses bancos de dentro da paróquia, que são os mesmos até hoje. Mas eu terminei aquela semana com umas três mil pessoas, o maior público que eu já havia visto aqui. Em 2000, vieram as promessas das Velas de Pentecostes. Na terça-feira, quando o Pe. Carlos Rambo celebrava e pregava, eu estava sentado nessa mesma cátedra, quando ouvi uma voz que me dizia: “Peça que eles tragam uma vela e consagra ao Pai, uma segunda vela no sábado, e consagra ao Filho, e uma terceira vela no domingo, e consagra ao Espírito Santo. Peça a eles que as acendam no momento mais difícil de suas vidas e o milagre vai acontecer”. Nem de longe eu poderia imaginar que no decorrer desses 20 anos de graça, milhares de pessoas ouviriam a Palavra do Senhor, o grito do Senhor, ouviriam e viriam os milagres do Senhor. Eu não poderia imaginar que, 20 anos depois de ouvir aquela voz, eu estaria falando para vocês. Eu não sei quantos vocês são e nem quantos vão estar comigo nessa semana, mas eu sei que, graças a Deus, 20 anos depois, a Palavra do Senhor me diz: “Sereis batizados no Espírito Santo”! Para você que está trabalhando em Pentecostes, essa promessa já se cumpriu. O Senhor diz: “Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas”!

Então, nessa semana, nossos joelhos vão estar no chão, nosso olhar, nossa mente, nossas mãos vão estar voltados para o céu e, podem acreditar, a mudança do Brasil começa pela Semana de Pentecostes 2018. Eu não sei se você vai me acompanhar nessa semana, mas acompanhe Jesus Cristo.

Homilia – Missa de Abertura da 20ª Semana de Pentecostes

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page