Missa das 7h - Capela Nossa Senhora da Primavera
2º dia da semana de Pentecostes (segunda-feira)
Celebrante – Padre Moacir Anastácio
Homilia do dia 13 de maio
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: e a pergunta de Paulo é direta. “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Prestamos atenção a resposta deles: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
Eles foram discípulos de João Batista, foram batizados na água do Rio Jordão, mas não viveram a experiência do Espírito santo e respondem com clareza: “nem se quer ouvimos dizer que existe o espirito santo. Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. Paulo explica: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.
Realmente João Batista batizava quem estava arrependido, quem queria mudar de vida, mas não era um batismo de efusão no Espírito Santo. O único que recebeu o a efusão do Espírito Santo na hora do batismo foi o próprio Jesus Cristo. João Batista diz! eu vi o céu aberto e o Espírito descer em forma de pomba Nele, escutei uma voz que dizia esse é meu filho muito amado.
Mas os discípulos de João Batista e o povo que ia ao encontro de João Batista não conhecia o Espírito Santo, até porque foi antes de Pentecostes. Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Quando recebe o Espírito Santo, o que acontece na vida desses apóstolos? Começaram então a falar em línguas e a profetizar.
O dom de línguas é o primeiro que recebemos do Espírito Santo porque é o único dom que é para nós. Mas ele abre as portas de todos os dons. É por isso que na palavra de Deus sempre vem o dom de línguas primeiro, depois o dom de profecias, o dom de cura, o dom de ciência, outros dons. O dom de língua te abre para receber os outros dons. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. Ao todo, eram uns doze homens e todos ficaram cheios do Espírito Santo.
A semana de Pentecostes que inicia na Ascensão do Senhor e termina no dia de Pentecostes, esse ano começou ontem dia12 e vai até o dia 19 - é a semana para ficarmos cheios do Espírito Santo. As velas que consagramos, que o Senhor nos ordenou, nos mandou eu entendo que é um atrativo, é um carinho de Deus, um presentinho de Deus para nós.
Aquela voz que eu ouvi há 24 anos, numa terça-feira quando disse manda que esse povo traga uma vela na sexta-feira e consagra ao Pai, uma segunda vela no sábado e consagra ao filho e uma terceira vela no domingo e consagra ao Espírito Santo – formando a assim a Trindade - e peça que acenda no momento mais difícil da sua vida porque o milagre vai acontecer.
Nesses 24 anos que fazemos a devoção das velas de Pentecostes milhares de pessoas receberam a cura. Milhares de pessoas acenderam no momento mais difícil da vida delas e de repente uma porta se abriu. O milagre aconteceu. Algo novo aconteceu e mudou a situação.
Então amados, estamos nos preparando para isso, mas as velas de Pentecostes é só um atrativo para que você vá, para que você participe, mas o objetivo do Senhor é que você fique cheio do Espírito Santo. A vela é aquele presentinho que Deus te dá, se você for você sai com a graça, mas o que Deus quer é um povo cheio do poder de Deus, cheio do Espírito Santo, cheio da graça de Deus, cheio da unção do Espírito Santo.
Nestes 25 anos da Semana de Pentecostes eu já vi muita gente ser abençoada, curada, perdoada, serem libertas, mas o que Deus quer é fazer uma limpeza dentro de nós, que sejamos conduzidos para uma conversão e que fiquemos cheios do Espírito Santo. Só alguém cheio do Espírito Santo vai poder falar de Jesus Cristo, vai anunciar Jesus Cristo.
Veja que depois que Paulo recebeu o batismo no Espírito Santo pelas mãos de Ananias, e partir do batismo do Espírito Santo Paulo se transforma num testemunho fiel, o mais radical dos apóstolos, o que mais trabalha, o que mais escreve, o que mais faz. A igreja sem Paulo seria só um lado, só 50%. Então o que Deus quer é que a promessa que ele fez se cumpra, recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas.
O Senhor sabe que sem o Espírito Santo não vamos testemunhar nada, que sem a força do Espírito Santo nós vamos ser negadores, traidores da graça de Deus. Então ele quer que você receba o Espírito Santo. Ele quer que toda a igreja receba o Espírito Santo como era no início.
Você pode dizer, mas padre já fui batizado e no batismo me tornei filho de Deus, é verdade, no sacramento você se tornou filho de Deus e na crisma você está assumindo o seu batismo como filho de Deus, mas não está cheio do Espírito Santo. Você precisa ser batizado quando alguém ora por você impondo as mãos como fez Paulo que impôs as mãos sobre os discípulos e eles ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, orar em línguas e a profetizar.
Então a igreja reconhece que é no seminário de vida no Espírito Santo – Quando eu tive no encontro mundial dos sacerdotes em Roma, o Papa Francisco ficou uma tarde inteira conosco e na sua conferência ele disse aos párocos, vocês promovam em suas comunidades o Seminário de vida no Espírito Santo, e aí ele parou e disse: com o batismo no Espírito Santo.
Porque o que nos traz essa caminhada louca, dura de todos os dias e o dia inteiro na presença de Deus tentando fazer que o reino de Deus alcance mais um, é o Espírito Santo. É exatamente o Espírito Santo que nos dá força, coragem determinação, esperança e nos revela aquilo que Deus quer de nós. Temos um povo batizado, mas não evangelizado, batizado no sacramento, receberam o sacramento que é importantíssimo, que se torna filho de Deus, mas é preciso que você também fique cheio do Espírito Santo.
Na minha vida foi tudo diferente, eu não passei pelo processo de alguém orar por mim, eu cheguei debaixo daquela cruz, lá na Perpetuo Socorro no dia 12 de junho de 1983, na hora da misericórdia, vindo das noites escuras, atribulado, e quando me ajoelhei debaixo daquela cruz, mesmo sem saber o que estava acontecendo e o que estava fazendo eu fui batizado no Espírito Santo e porque eu sei que fui batizado no Espírito Santo – hoje eu sei, na época eu não sabia. Primeiro as reações do meu corpo. O meu corpo inteiro pegou fogo, ardia dentro de mim, em seguida um choro que foi forte, depois o choro se tornou prazer, as lagrimas se tornaram um gozo e depois a fome imensa que eu tive da Palavra de Deus e o desejo que Jesus se tornasse conhecido, eu que nem ler sabia. Mas naquele momento eu me abri a Palavra de Deus e desejei ardentemente pregar a palavra de Deus, então aquilo foi o primeiro batismo que eu recebi. Porque o batismo faz isso. E o batismo vai te santificar na medida do seu sofrimento, da sua entrega, do seu sim, na medida que você tem força para carregar a sua cruz, então estamos indo para esse encontro com Jesus Cristo no domingo de Pentecostes. Estamos indo beber dessa fonte, aqueles que se abrem a graça de Deus, aqueles que estão lá para receber a efusão de Deus para sua vida, sai de lá procurando uma pastoral, eles não aguentam não fazer nada. É o Espírito Santo que faz isso.
Hoje quase na despedida de Jesus Cristo, no Evangelho de hoje ele diz: Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!” e são pessoas cheias de esperança, ela reza, porque o próprio espírito te leva a oração. Olha para a vida dos santos cheios do Espírito Santo. Eles oravam e oravam. No mundo temos tribulações, mas se estamos com Deus, vencemos! Se não estamos com Deus e não conhecemos esse Deus a gente se desespera porque as provações do mundo são fortes. Por isso precisamos de Deus.
E o Senhor disse estarei convosco todos os dias até o fim. O primeiro ato que Ele faz ressuscitado com os apóstolos é soprar sobre eles. Sopra e diz: Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas. Mas os apóstolos também não conheciam o Espírito Santo, quem conhecia era Nossa Senhora, considerada a esposa do Espírito Santo. Quando Jesus Diz não se afaste de Jerusalém, mas esperem o cumprimento da promessa, recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas com toda a certeza nossa Senhora ouviu, e quando Jesus é elevado para o céu, ela não deixa os discípulos saírem de Jerusalém e reuni todos eles no cenáculo em oração até o domingo de Pentecostes.
Jesus sabia que no domingo seguinte da sua ascensão era o dia da colheita. A grande festa dos judeus que celebrava em agradecimento. Que era considerada a semana de Pentecostes, o dia de Pentecostes. Vinha judeu do mundo inteiro agradecer a Deus pela colheita naquele ano. Em Jerusalém tinha gente de toda parte da terra. Quando os apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo, eles saíram para as praças para falar para esse povo. E alí a igreja já nasce para o mundo inteiro.
Jesus diz no evangelho de ontem ide para o mundo inteiro e anunciai até os confins do mundo. E é o que estamos fazendo nesses dias, e é o que vamos fazer. Que o mundo conheça Jesus Cristo. A nossa missão é aproximar o mundo de Deus. A nossa missão é despertar, é provocar na vida das pessoas um novo batismo, uma nova evangelização, uma nova efusão.
Comentários