A Palavra vai dizer: “O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra. Naquele dia, se dirá: ‘Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo’. E a mão do Senhor repousará sobre este monte”. (Is 25, 8-10)
O profeta Isaías já pronunciava as graças de Deus em Jesus Cristo. Ele já profetizava sobre o monte onde Jesus multiplicou os pães.
E a multidão que se aproxima de Jesus, nesse monte é doente, necessitada; vem de todos os lugares: da Samaria, Betânia, Carfanaum. Compreendera que Jesus era o Médico dos Médicos, e poderia fazer aquilo que ninguém mais faria. Essa multidão sobe a montanha para ir ao encontro de Jesus Cristo. E, no final, a Palavra diz que Ele curou todos.
É isso que o Senhor faz quando cremos Nele, quando colocamos nossa esperança e nossa confiança Nele.
De repente, aquele cego de nascença passou a enxergar, o paralítico a andar, os depressivos a cantar e louvar o Senhor. Isso tudo acontecia porque lá estava o Filho de Deus. E, no final de tantos milagres, o Senhor ainda diz: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. (Mt 15,32)
As crianças, nos dias de hoje, em Brasília, também desmaiam de fome, e achamos normal. Isso porque não somos cristãos de verdade. Na capital do Brasil, em uma reportagem exibida ontem, a média dos salários, aqui, é de 65% a mais do que qualquer funcionário de alto padrão das grandes empresas. Isso é injustiça.
O problema é o egoísmo no coração do homem. Nós nunca temos o suficiente. O inimigo tem colocado no nosso coração que temos de ter muito, ter tudo. Em uma das tentações, ele vai mostrar o reinado do mundo inteiro a Jesus e dizer que Ele o teria se o adorasse.
O egoísmo nos deixa, cada vez mais, ambiciosos. A gente não percebe as graças, porque tudo a gente sempre vai achar pouco. E a graça que Deus quer te dar você não vai reconhecer. Mas diante da realidade do mundo, Jesus vai dizer: “sete é muito”. Podem sentar que vocês vão sentir o que é a divisão. Ele agradeceu o Pai, em oração, pois tinha ali o pouco, diante da multidão, mas o muito diante do Pai. Quando você agradece e louva, as portas se abrem. Quando não conseguimos agradecer você se torna chato e ninguém suporta você.
Não reclame! É necessário agradecer. Quando você agradece, as portas se abrem e o mau sai de perto de você. Tudo pode ficar pior do que já está, então, agradeça por tudo o que você já tem.
Agradeça pela família que você tem, porque é pior ficar sem ela, agradeça pelo emprego que você tem, desempregado você estará pior.
Nós que estamos a celebrar o Natal de Jesus Cristo, já conhecemos a história, comungamos o seu corpo e sangue, e ainda estamos duvidando da nossa salvação e da misericórdia infinita de Deus.
Só não tem salvação para Satanás e nem para seus seguidores. Para nós, que seguimos Jesus, sempre terá.
Mesmo que você não tenha nada, alegre-se no Senhor porque a alegria Dele será a sua força. Você não tem razão para o contrário. Paulo vai dizer, quando estava preso: “Eu sei em quem eu coloquei a minha confiança”. Temos que tomar posse disso.
Colocamos a nossa confiança em Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo. Saiba que aqueles que confiaram em Jesus não foram decepcionados de jeito nenhum. Geralmente, nós acreditamos nos homens, nos partidos políticos. Todas as vezes que colocarmos a nossa confiança nos homens e no sistema ficaremos decepcionados. Não coloque a sua fé em nada a não ser em Deus; nesse Deus que faz tudo acontecer. É Ele quem vai te defender, te amar, te salvar. Sejamos amigos desse Deus.
O salmo de hoje vai nos dizer: “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças”.
Eu tenho toda a certeza de que o necessário nunca vai faltar na sua vida se você confiar no Senhor. Não falta para a baleia, para os pássaros; porque faltará para você que é filho(a) amado(a) Dele.
Na próxima sexta, vamos celebrar a Imaculada Conceição. Com isso, posso imaginar a família de Nazaré. Maria tinha uma casa, um José e um filho. José não tinha nada, mas tinha Deus na casa dele. Por isso, não faltava alegria de jeito nenhum; não vejo a casa deles triste, em depressão, porque confiavam na graça de Deus e Deus estava ali.
Creia: Deus vai pegar o que você tem e multiplicar.
Deus já fez muitos milagres na minha vida e ainda tem feito, mas eu ainda acredito que o maior ainda está por vir. Eu sei que a maior graça que o Senhor nos reservou ainda está à nossa frente.
Na última quinta eu recordei os 20 anos de Paróquia São Pedro. O Senhor me disse: “Eu ainda tenho muitas graças para você distribuir, não são pra você. O meu sacerdócio é para você”.
Pe. Moacir Anastácio de Carvalho
Homilia (Santa Missa de Libertação – 06/12/2017)
Transcrição e adaptação: Danielle Santos
Comentários