525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Ano Nacional do Laicato: Leigos como luz de Cristo no mundo


Juntos, com toda a Igreja, estamos vivendo o Ano Nacional do Laicato, que se iniciou no dia 26/11/2017 e se findará no dia 25/11/2018, na Solenidade de Cristo Rei do Universo. Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, a comemoração tem, como objetivos gerais: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Sobre a missão dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (PR) e presidente da Comissão do Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz em entrevista ao Portal da CNBB: “Eles têm a missão de testemunhar a fé no seu ambiente de vida comum, ou seja, na família, no trabalho, no estudo, na comunicação, na política, em todo o lugar. São chamados a atuar nas pastorais, movimentos, liturgia e catequese, entre outros, e a participar dos grupos de reflexão, estudos bíblicos, formação cristã para poder ser sal na terra e luz no mundo. A presença e atuação dos cristãos leigos e leigas na Igreja é uma ‘chave de ouro’ que enriquece a vida eclesial no seguimento do Mestre de Nazaré. Os leigos e leigas são chamados a experimentar, no seu dia a dia, a amizade com Jesus Cristo, que caminha conosco e nos ajuda a sermos solidários, amigos e fraternos”.

Fonte: cco.ca

Segundo o parágrafo 913 do CIC, todo leigo, em virtude dos dons que lhe foram conferidos, é, ao mesmo tempo, testemunha e instrumento vivo da própria missão da Igreja ‘pela medida do dom de Cristo (Ef 4,7).

Sendo luz no mundo, evangelizando em seus nichos de atuação, os leigos levam a verdade de Cristo, sob a graça do Evangelho, além dos limites das paróquias, comunidades e instituições religiosas. Este feito integra, de forma avassaladora, a nova evangelização, promovida por inúmeros meios, inclusive a Internet e demais veículos de comunicação; é a propagação da Misericórdia do Senhor por seus próprios filhos, em todas as esferas da sociedade.

Logo abaixo, você confere a Oração do Ano Nacional do Laicato:

Oração para o Ano Nacional do Laicato

Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros de vosso povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho de vosso Reino.

Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora.

Nós vos pedimos que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”.

Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto vos suplicamos , pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristãos.

Amém!

Referências:

PORTAL DA CNBB. Pela Graça do Batismo os leigos e leigas cristãos tem a missão de testemunhar a fé. <Disponível em: http://www.cnbb.org.br/pela-graca-do-batismo-os-leigos-e-leigas-cristaos-tem-a-missao-de-testemunhar-a-fe/ > Acesso em: 28/08/218

Catecismo da Igreja Católica: Parágrafo 913

Folder oficial do Ano Nacional do Laicato

 

Danielle A. Santos

Jornalista, Comunicadora, Palestrante e Educadora Física

Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes

www.facebook.com/danielle.santosdf

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page