525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Arcebispo de Brasília toma posse de Título Cardinalício no domingo da Misericórdia


Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

 

O cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tomou posse do Título Cardinalício, em Roma, no último dia 23 de abril de 2017, dia em que, também, a Igreja celebrou a Divina Misericórdia.

Vale lembrar que, Dom Sergio foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 19 de novembro de 2016, na Basílica de São Pedro, no Consistório Ordinário Público para a criação de 17 novos cardeais.

Arquidiocese de Brasília

Sobre o significado desse acontecimento para a Igreja, o cardeal se manifesta:

“A tomada de posse, assim chamada, na Igreja, que eu recebo, como cardeal, (...), ela é sinal, primeiramente, da comunhão com o Santo Padre e com a Igreja, que está em Roma. A participação da vida da Igreja, que está em Roma, se faz através dessa tomada de posse, do Título Cardinalício. É um ato simbólico, embora, de um significado muito precioso, estar participando, mais diretamente, da vida da Igreja de Roma, estar mais, particularmente, ligado ao clero, ao povo e é, claro, ao bispo de Roma, que é o próprio Papa Francisco”.

E, ainda, especificamente, sobre sua ligação com o Brasil, reforça:

“(...) Portanto, ao celebrar, aqui em Roma, nessa Igreja, devo fazer isso, periodicamente, quando possível, passando por Roma, em ocasiões especiais, quero sempre expressar essa comunhão que nos une na Igreja toda. E eu aqui, de alguma maneira, também me sinto representante da Igreja e do povo que está no Brasil. Isto é, ao rezar, aqui na Basílica de Santa Cruz, (...) ao celebrar a Eucaristia nessa Igreja, trago, também, as alegrias, as dores, as esperanças do nosso povo, isto é, a Cruz que se faz presente na vida cristã, na vida da Igreja (...)”.

Como pastor, ele também cita a comemoração do Dia da Misericórdia e seu íntimo elo com a Cruz de Cristo, que é o maior sinal de amor pela humanidade:

“Ao realizar essa celebração no Domingo da Divina Misericórdia, eu também quero expressar, com isto que, na Cruz de Cristo nós encontramos esse sinal maior de Misericórdia de Deus por nós. A Cruz de Cristo é sinal de amor, de fidelidade, é sinal de Misericórdia”.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page