525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Cardeal Sergio da Rocha fará convite ao Papa para visita ao país


Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

 

O cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), declarou, em entrevista concedida à Rádio Vaticano, que haverá um convite ao Papa Francisco, realizado pela entidade, para uma nova visita ao Brasil.

Embora tivesse sido convidado para as comemorações dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, não poderá comparecer e será representado por um delegado, especialmente, enviado para os festejos.

A última visita de Francisco, ao Brasil, foi no ano de 2013, em virtude da Jornada Mundial da Juventude.

Confira, na integra, a entrevista:

“O Brasil está precisando de uma renovação política. Nós precisamos de um novo jeito de fazer política. Não podemos continuar com os esquemas atuais. Temos visto as consequências graves, tristes para a vida da família, para a vida do nosso povo. Nós, é claro, não perdemos a esperança de contar com a presença do Papa no Brasil, não.

Não podemos contar com ele neste ano, como inicialmente estava previsto, no Ano Nacional Mariano. Ele desejou muito estar e já, várias vezes, disse que está unido a nós em oração, que estará unido a nós especialmente por ocasião da celebração da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e vai enviar o chamado legado pontifício (...).

Nós continuamos a cultivar essa esperança de contar com a presença do Santo Padre no Brasil. Nós já tivemos a graça de ser o primeiro país da América Latina a recebê-lo, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude - uma passagem breve, mas marcante, significativa. Nós queremos que ele novamente esteja conosco e possa visitar outras regiões do Brasil, além de onde já esteve (São Paulo e Rio).

Nós esperamos realmente que uma contribuição do Papa, estando presente no Brasil, seja ainda mais vigorosa para a renovação da vida do país, particularmente da vida política. Mas é claro também que nós falamos de vida eclesial. O Papa que já nos ajuda muito, no Brasil, a ser uma Igreja em saída, uma Igreja Mãe misericordiosa, uma Igreja acolhedora, uma Igreja de casa e portas abertas.

O Papa já tem nos dado uma contribuição imensa: já tem contribuído muito para a renovação pastoral e missionária na vida da Igreja no Brasil. Mas é claro que, se ele estiver presente, estando conosco no Brasil, com certeza esta contribuição dele se tornará ainda mais forte, trazendo muitos frutos pra nossa vida, pra vida da Igreja e pra evangelização.

Por isso é que nós vamos apresentar novamente a ele, de maneira formal, o convite para estar no Brasil. Nesse momento continua este convite, ele tem recebido reiteradamente esse convite da minha parte e da parte de outros bispos que chegam até ele, mas nós vamos novamente formalizar este convite. Estamos para fazer isso num momento oportuno, mas ele já sabe que continua a valer o convite que foi feito mais de uma vez”.

Fontes:

Rádio Vaticano

Arquidiocese de Brasília

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page