Ao se aproximar do Natal, vemos a euforia entre as pessoas, frente ao consumismo, que gera angústia e estresse.
Os primeiros pensamentos que remetem a esse período são os que correspondem aos presentes, à ceia farta, roupa nova, amigo oculto. As preparações começam com a montagem da árvore, com os mais diversos e belos enfeites, cortinas de luzes e personagens folclóricos de todos os tamanhos. E tudo isso gera um custo grandioso e, em muitos casos, dívidas que se arrastarão pelo ano seguinte inteiro.
Porém, isso não significa que não devemos fazer tudo isso. Pelo contrário! Apenas devemos ter cuidado para não deixar de lado o verdadeiro sentido da festa: o aniversariante.
Assim, eu pergunto: E pra você, o que é o Natal?
Quando meus filhos eram pequenos, no momento de montarmos a árvore em nossa casa, eu sempre dizia para eles que, para cada enfeite, eles fariam uma oferta de amor a Jesus. Por exemplo: ao colocar uma bola, eles diriam “Jesus, eu te ofereço amor”! Já para outro enfeite diriam: “Jesus, eu te ofereço paz”!
Lembro-me de que, certa vez, as professoras dos meus filhos vieram até a mim, elogiá-los porque, em toda turma, eles foram os únicos que falaram do Natal como memória do nascimento de Jesus e que Ele é quem deve ganhar os presentes, pois é O aniversariante.
Esse é o nosso dever de cristãos: ensinar, no seio da nossa família, o real sentido do Natal. O nascimento de Jesus significa vida nova, plena, significa, simplesmente, VIDA.
Para tanto, devemos preparar o nosso espírito, a nossa alma, o nosso coração. A Santa Missa é a grande festa e depois, a ceia, é o momento de compartilhar o amor, a fraternidade, a união.
Diante disso e do referencial simbólico, qualquer dia pode ser Natal e deve ser. Redefina o que quer “oferecer” e o que gostaria de “receber”. Ofereça o seu tempo, o seu amor, a sua amizade, a sua vida, o seu melhor.
O aniversariante é Jesus, mas nós recebemos o maior dos presentes: O próprio Jesus Menino. Saibamos experimentar esse momento de graça e salvação.
Um feliz e abençoado Natal a todos!
Mayra Amorim
Psicanalista Clínica
Comunidade Renascidos em Pentecostes
Comments