Homilia do segundo dia semana de pentecostes 2022
1ª Missa - 6h30
Celebrante: Padre Moacir Anastácio
Cantor: Salvador Neto
O padre começou dizendo:
Nesse segundo dia da semana de Pentecostes 2022, conduzidos pela graça de Deus, pelo poder de Deus, pela misericórdia de Deus, aqui estamos. Aqui estamos nesse segundo dia para viver a graça, na esperança, na confiança, na certeza de que não estamos sozinhos. Nessa certeza plena que fazemos parte do reino de Deus, que fazemos parte daqueles que vivem e anunciam a palavra do Senhor.
Graças a Deus amados, nessa segunda feira, a leitura dos atos dos apóstolos nos confirma nessa caminhada.
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso.... Paulo atravessou a pé e foi a pé que eles ganharam o mundo, de pé fazendo longas caminhadas, com frio, com sol, com fome, cansados, que eles iam anunciando Jesus Cristo, porque eles acreditavam em Jesus Cristo, porque eles acreditavam no milagre de Deus na vida das pessoas. Acreditavam que a benção maior era receber Jesus Cristo. Aí encontrou quando chegou em Efésios alguns discípulos e perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?”
Porque ele encontrou aí discípulos de João Batista que tinha sido degolado. Esse grupo de homens estavam sem direção. Depois que João batista foi preso eles seguiram sem rumo. Paulo encontra eles em efésio.
E Paulo pergunta: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” A resposta deles é muito interessante. Talvez seja a resposta de muita gente, de muitos católicos e de muitos evangélicos. Não estou nem falando dos outros que ainda não conhecem que não foram evangelizados.
E a pergunta é: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?”
E a reposta é essa. “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
Então isso é duro. Eles tinham acompanhado João, mas o batismo de João não falava do Espirito Santo. O batismo de Joao falava de arrependimento, da conversão.
Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.
João veio na frente preparar o caminho do Senhor. Ele batizava mudando as pessoas de atitude e dizendo para elas: vocês vão acreditar naquele que vem depois de mim, porque eu vos batizo com agua, mas depois de mim vai vir alguém que batizará com fogo. Essa é a proposta! Então esses que tinham sido discípulos de João não conheciam o Espírito Santo.
Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar.
Característica do batismo no Espirito Santo. Quem é batizado no Espírito Santo, recebe o dom de línguas, o dom de profecias, e pode receber todos os outros dons; dons de cura, de libertação, dom da oração, da pregação, dom da ciência, dom da sabedoria. O dom de língua é o primeiro que se recebe e único que é para nós. Para nosso conforto espiritual, para abertura espiritual.
Muitas vezes estamos desanimados, chateados, sem querer orar e nem sabemos orar, então oramos em línguas, a medida que você vai orando em línguas, e de repente aquela tristeza, aquela angustia, aquela preocupação, aquela falta de vontade de orar, desaparece. E você ora por uma hora e sente um gozo muito grande na alma, porque esse dom é para você. Todos os outros dons são para os outros.
Começaram então a falar em línguas e a profetizar. Ao todo, eram uns doze homens. Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.
Vem de tão longe Paulo. Ele atravessa as montanhas a pé para fazer um bem enorme para essas pessoas. Nós também estamos aqui para fazer um bem enorme para as pessoas. Talvez elas não tenham consciência desse bem enorme que fazemos para as pessoas. Talvez eles ainda não entenderam esse bem que fazemos para as pessoas anunciando Jesus Cristo para a vida delas. Anunciando a palavra de Deus. Ajudando essas pessoas a se libertarem. Libertarem dos pensamentos diabólicos, se libertar da ação do mal, se libertar de uma falta de fé, da falta de esperança, da falta de entusiasmo, da falta de alegria. Mostrando para essas pessoas que existe um outro caminho a seguir diferente do caminho do mundo. Nós oferecemos o caminho de vida eterna e quem crer e for batizado será salvo, diz o Senhor..
No evangelho de hoje, Jesus conversando com seus discípulos, eles começam a dizer para Jesus: Agora que falas claramente, não fala mais em linguagem figurada, reconhecemos que que tu es o filho de Deus. Por isso cremos que viestes da parte de Deus! E Jesus lhes pergunta:
“Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo.
Temos que ter isso em nossa mente. Deus nunca se afastou de nós. Deus está sempre perto de nós. É um Deus perto e não de longe, e nós não estamos só. Em momento nenhum não estamos só. Deus está sempre olhando para nós.Deus está sempre olhando em nossa direção. E muitas vezes ele permite a dor, o sofrimento essas dificuldades para o nosso próprio bem. Deus não está nos castigando, é para o nosso próprio bem que ele permite a dor, a doença, as dificuldades, mas tudo isso está na presença de Deus. Tudo isso! Na hora certa ele vem e te ajuda. Ma ele esta olhando para você.
Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
Então, olhando para o sofrimento nosso diante desse mundo, temos que nos colocar sempre de pé, porque a dores, o sofrimento, angustia e tentação, já foi tudo vencida. Já foi tudo vencida na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Concretou-se a vitória de Jesus Cristo. E agora estamos celebrando a ida de Jesus Cristo ao céu, a volta de Jesus para onde ele estava antes. Nós temos como diz são Paulo, o intercessor junto do pai por nós. Então amados, confiança na graça de Deus, confiança na misericórdia de Deus, confiança no poder de Deus e coragem porque ele já venceu o mundo!
Comments