525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Confira o penúltimo post da série em homenagem ao Pe. Moacir Anastácio


Hoje, no penúltimo post da série “Padre Moacir Anastácio: Uma vida renascida em Pentecostes”, você confere a história de amor desse servo de Deus com o carisma Renascidos em Pentecostes e a fundação da comunidade.

Leia, curta e compartilhe esse lindo testemunho do amor de Deus. Faça parte dessa nova evangelização sem fronteiras.

 

Pe. Moacir e a Comunidade Renascidos em Pentecostes:

Um sonho de Deus e a obediência de seu servo

É em meio aos caminhos do coração de um sacerdote obediente e conduzido pelo amor de Deus que nasce o carisma Renascidos em Pentecostes.

Desde muito jovem, Pe. Moacir Anastácio de Carvalho sentiu as inclinações do desejo de Deus para sua vida tão marcada e predestinada a ser apenas mais uma entre tantas histórias com fim inevitável do árido sertão nordestino.

Mas o Senhor quis que, além do calor que castiga o interior do Ceará, este humilde servo experimentasse, vivesse e fizesse outras pessoas a viverem também do fogo do Espírito Santo. E quando é da vontade de Deus os efeitos são inevitáveis. Fazê-lo sacerdote não seria suficiente, pois o Pai Celeste tinha pressa e os seus planos pra vida deste homem e de todas as pessoas que a sua existência alcança, seriam imensuráveis.

Assim, impulsionado a dizer, de maneira irrecusável um sim, o Pai Altíssimo deu a ele a ordem e a motivação de fundar uma comunidade para servi-Lo, adorá-Lo e anunciá-Lo a todos os povos e nações. Foi algo tão forte e inconcebível à racionalidade humana que, toda a graça já despendida em seu viver e tantos favores de restauração já recebidos por ele, até então, foram totalmente condicionados à obediência deste servo de Cristo. E foi tomado pela força advinda da Cruz que, em 2009, Pe. Moacir funda a Comunidade Renascidos em Pentecostes. Com o impactante carisma de “Viver a espiritualidade de Pentecostes, na efusão do Espírito Santo, amando a caridade e evangelizando sem fronteiras”, Nossa Senhora Aparecida vem à frente dessa missão, intercedendo pelo padre e por toda a grande jornada que essa ordem do céu gerara, a partir daquele instante.

Inicialmente, com um grupo de 12 pessoas que faziam parte da história e da trajetória eclesial do sacerdote, a comunidade tem a sua base fundada, denominada de Primeiro Elo. Com ele, o embrião dessa obra tomava forma e, em meio a muitos momentos de oração conjunta, delineava-se também o discernimento do carisma e suas dimensões, bem como a Fundação São Pedro, mantenedora da comunidade.

E como toda semente lançada em terra boa germina, os primeiros frutos também começam a apontar. No dia 1° de janeiro de 2011, o Pe. Moacir Anastácio recebe os votos dos dez primeiros vocacionados para o Segundo Elo da comunidade ou o Elo de Vida Consagrada. Estes eram jovens solteiros, com faixa etária compreendida entre 18 e 30 anos de idade, com vocação a uma vida celibatária e que decidiram se unir, pela moção do Espírito, ao chamado do padre, no intento de evangelizar. Hoje, esse Elo recebe, todos os anos, jovens que possuem a mesma vocação e que se sentem tocados por Deus a viverem e propagarem esse carisma, para que iniciem uma caminhada de formação e confirmação de seus chamados, rumo a uma consagração total.

Não bastariam dois Elos e pessoas que vivessem internamente no âmbito da missão e, dando continuidade à mesma, a Santíssima Trindade acolhe nessa comunidade os primeiros membros do Terceiro Elo ou Elo de Aliança, composto por pessoas solteiras e casadas, que se identificam com o carisma e assumem uma consagração parcial, vivendo em suas casas e atividades profissionais, porém, participando ativamente da obra, sendo testemunhas de Jesus no mundo. Atualmente, contamos com, aproximadamente, 250 pessoas neste Elo.

Contudo, para vivermos na efusão do Santo Espírito, o Senhor nos deus algumas pontes de vivência para nossa santidade e fortalecimento de nossa intimidade com o Pai. São elas: a oração diária do Rosário, a prática do jejum nas sextas-feiras, a confissão até a última sexta-feira do mês e a Santa Missa vivida em comunidade, aos domingos.

E poderíamos nos perguntar: “Por que Renascidos em Pentecostes?” A Palavra do Senhor nos diz, em At 2, 1-4 que, “chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” A partir desse verdade experimentada primeiramente pelos apóstolos, podemos testemunhar que também renascemos pelo fogo e pela água e fomos batizados na mais profunda efusão do Espírito Santo. O Senhor quis que a Nova Evangelização tomasse forma e alcançasse todos os confins da Terra. Nesse contexto, discerne-se também, as diferentes frentes de missão que, hoje, possuem proporções cada vez maiores. Partindo do Ministério de Cura e Libertação do Pe. Moacir Anastácio, nasce a Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes, com uma rádio e uma televisão que lança uma vasta programação católica, 24 horas por dia na Internet e a Revista Renascidos em Pentecostes, que já alcança mais de 5 mil lares em todo o mundo. Os membros da comunidade ainda evangelizam através do Grupo de Oração, as Mil Misericórdias, a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Santo Terço nas casas de famílias que necessitam e solicitam nossas orações.

A missão do Pe. Moacir é algo intocável pela nossa mísera e limitada condição, já que Ele é considerado um profeta dos novos tempos. Instrumento forte e fiel do Senhor em nosso meio, ele comove a todos com seu exemplo de fé e obediência. Driblando os impedimentos do mundo, ele ainda inicia a construção do Centro de Evangelização, a pedido do próprio Cristo, e está à frente da Semana de Pentecostes, um momento ápice da espiritualidade dos Renascidos em Pentecostes, que já caminha para sua 20ª edição e alcança uma multidão de pessoas todos os anos.

Enfim, seria impossível falar da Comunidade Renascidos em Pentecostes sem olhar para a vida do nosso amado pai fundador Pe. Moacir Anastácio de Carvalho. Sua história de 21 anos de sacerdócio perpassa todo o caminho do calvário com o próprio Cristo e, caminhando com Ele, transparece, hoje, a força e o poder que emana de um coração abandonado nas mãos de Deus.

Nós somos testemunhas do Senhor, do que aconteceu e do que está acontecendo. Ofertamos o que experimentamos. E como nosso Pai Fundador mesmo diz: “A caminhada se faz ao caminhar!” Caminhemos, então, juntos com Jesus Cristo, rumo a um novo Pentecostes!

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page