A conversão do apóstolo Paulo é uma das mais marcantes, relatadas na história do Cristianismo. O Senhor tanto o amou que, mesmo diante dos seus grandes pecados e mazelas, o escolheu para ser um evangelizador e grande disseminador dos dons do Espírito Santo.
Judeu, nasceu em Tarso, em uma família cujo pai era fariseu. Buscava, desde a mais tenra idade, a vivência da Palavra de Deus, na sua mais exigente retidão. Porém, foi ao conhecer o Cristianismo, que era conhecido como uma seita, que conheceu as suas maiores limitações. E passou a perseguir os cristãos com toda a força. Os prendia e os matava sem remorso. E na Bíblia, ainda é atribuída a ele a participação na morte de Santo Estevão.
Contudo, Jesus percebeu que já era hora de resgatar o seu escolhido e, assim, o fez, o encontrando, em uma extraordinária experiência de encontro: "‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'”. (At 9, 4-6)
Então, Ananias, o grande instrumento de Deus na vida de Saulo, o leva a mais profunda experiência de batismo no Espírito Santo e o faz reviver para uma vida nova em Cristo Jesus, o transformando no apóstolo dos gentios.
E para nós, Renascidos em Pentecostes, a alegria é maior, ao anunciarmos e comemorarmos esse grande dia, pois São Paulo é baluarte do nosso carisma, que intercede pelo exercício dos dons do Santo Espírito em nossa missão. Assim, peçamos a Deus, em sua intercessão, que não nos cansemos de acreditar no poder transformador do sangue de Cristo em nosso viver. E ainda que, ao Seu toque consolador, depois de totalmente transformados, possamos, por meio dos dons com os quais Ele nos cumulou, também, levar Jesus a outras pessoas.
São Paulo de Tarso, rogai por nós!
Danielle Santos
Comunidade Renascidos em Pentecostes
Comments