525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

"É necessário termos amor e zelo pela casa do Senhor"!


“No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: “Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: “Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas”? (Ag 1,1-4)

Ou seja, Deus está falando de Sua casa, que está em ruína, diz a profecia. “A minha casa está em ruínas e vocês dizem que não podem fazer nada? Mas vocês moram em casas luxuosas”, diz o Senhor. Vocês são egoístas, só pensam na casa de vocês. Olhem para a luta, para vida de vocês: “tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto”. (Ag 1,6)

E o Senhor nos pede: “Edifique, cuide da minha casa”. Hoje, pela manhã, eu lembrava-me de Canindé. Não sei quantos habitantes tem hoje, mas não passa de quarenta mil. Mas, há trezentos anos, um certo frade levou para lá uma pequena imagem de São Francisco de Assis, construindo um pequeno santuário no local. E, de repente, aquela imagem começou a trazer bênçãos para aquele povo sofrido. A cidade ficou conhecida como São Francisco de Canindé.

Aquele povo sofrido encontrou um aconchego, um ponto da graça de Deus naquele lugar. Dessa maneira ele fez o mesmo com Juazeiro. E, também, nas águas do rio Paraíba, quando, há também, trezentos anos, a escravidão reinava naquele lugar. Os pescadores, jogando a rede, encontraram o corpo de uma imagem e depois, encontraram a cabeça. Assim, colaram a imagem e começaram a rezar. De repente, as graças começaram a acontecer. A Igreja, então, reconhece, faz uma capela e, hoje, nós temos a Basílica de Aparecida, que recebe milhões de pessoas; é um ponto da graça de Deus. Com Medjugorje, a mesma coisa. E o Senhor, de repente, faz um ponto para que Ele possa se manifestar em todo o mundo. Mas nós temos também as paróquias e capelas. Em Brasília, são mais de mil. Lugares onde Deus e louvado. Ele mesmo diz: “Edificai a minha casa”!

É necessário termos amor e zelo pela casa do Senhor, onde Ele vai se manifestar.

Francisco de Assis, quando avistava a torre de uma Igreja, ele sabia que Deus estava ali. E, com isso, assim orava: “Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão pelo mundo inteiro, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo”.

A casa do Senhor tem que ser cuidada. Os padres não constroem mais, porque é muito difícil. A minha vida inteira foi construir a casa do Senhor. Mas, nós tratamos a casa do Pai como se fosse a de um inimigo.

E o Senhor nos pede: “Cuide da minha casa”!

A minha melhor roupa tem que ser a de domingo, amado(a), para ver Jesus Cristo. O melhor vestido e a melhor maquiagem tem que ser para Jesus Cristo. Quando vocês chegarem aqui na Igreja, cantem para o Senhor, alegre-se e descanse no Senhor.

“Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus”. (Lc 9,7-9)

Antes, Herodes tinha o desejo de conhecer Jesus. Mas quando O viu, não acreditou ser Ele, pois estava coroado de espinhos. Talvez nós estejamos assim; queremos conhecer um Jesus sem Cruz, já Ressuscitado. Não tem como, já que Ele se deu numa Cruz por mim e por você. Jesus é aquele que nos ama, nos acolhe, ressuscita para nos salvar, mas tenho que testemunhá-Lo crucificado, chagado. Não devemos temer a Cruz. A Sagrada Escritura nos traz, por várias vezes, as palavras “não tenhais medo”.

O que mais satanás quer ver é a sua derrota, sua tristeza. Assim ele cresce. Mas quando você começa a testemunhar Jesus Cristo, ele não tem outro caminho a não ser fugir de você. Ele não aguenta ver você extremamente arrumado, bonito para vir para a Igreja, ele não aguenta ver a sua alegria em louvar Jesus Cristo..

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia (Segunda Santa Missa de Cura - 28/09/2017)

Transcrição e adaptação: Danielle Santos

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page