“Eu te levantarei filho(a) amado(a), filho(a) querido(a), restituirei suas forças e te atrairei para mim!”
É o que o Senhor faz cada vez que nos abrimos à Sua Palavra. E a liturgia de hoje nos traz essa experiência.
Você pode se perguntar: “Padre eu acredito, mas será que Deus vai fazer”?
Quem aqui gostaria que, hoje, Deus resolvesse todos os seus problemas? Resolva você! Deus só vai fazer aquilo que eu não posso fazer.
Para ser amigo de Deus tem que ser como Ele! Deus fala: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”! Gente que se ama de verdade não causa problema na vida dos outros. Quem vive causando problemas na vida dos outros é quem não se ama. Deus não quer dar uma alegria passageira, um amor que o mundo prega. Todos falam de amor, mas poucos têm a capacidade de olhar para Aquele que é o verdadeiro Amor. Quando a gente encontra isso, encontra a resposta de Deus. O amor de verdade nos dá liberdade, alegria de perceber que Deus quer que sejamos inteiros.
Às vezes, depositamos a responsabilidade por nossa alegria e felicidade na outra pessoa e, isso, não nos leva a nada. Só é de Deus o que nos traz paz; o que não traz não é de Deus.
“Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”, é o que Jesus nos fala hoje. “Eu vos chamo ‘amigo’"! Só Ele é O amigo verdadeiro. Quando experimentamos uma entrega profunda, só Nele descansamos.
Talvez o nosso maior desafio seja saber amar. O Código Canônico termina dizendo que nós não seremos julgados por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer, seremos julgados pela nossa capacidade de amar. Aquele que muito amou é aquele que mais perdoa, e aquele que mais perdoa é aquele mais ama. Este é o que encontra a alegria plena no Reino dos céus. E quando encontra-se esta alegria a vida se transforma.
A mudança maior tem que começar em nós mesmos e não nos outros. Se o outro grita com você, sorria para ele; se o outro te trata com estupidez seja gentileza; se o outro não consegue te acolher com ternura, seja terno. Precisamos passar pelo milagre da transformação. De que adianta rezar o terço todos os dias e não ter paciência com seu filho ou andar com a Bíblia embaixo do braço e não ter misericórdia com os outros?
Quem entrega tudo de si passa pela maior provação. A maior prova de amor está em Deus! Às vezes, você quer amar tanto e o outro não entende o seu amor. Continue amando! Foi Jesus quem disse: “Amai-vos uns aos outros”! E, aí, a experiência da graça acontece quando menos se espera; Jesus vem e fala: “Eu te levantarei, filho(a) amado(a), filho(a) querido(a)”!
Quando eu estava vindo para cá, Deus colocou no meu coração: “O milagre que eu quero fazer, hoje, é devolver a alegria a eles, que um dia foi tirada, a alegria que está faltando para enfrentar a vida”. Às vezes, a gente tem tanta pressa, mas Deus tem a hora Dele. Antes de pedirem qualquer coisa, peçam o dom da alegria. Depois de pedirem isto a Deus, peçam o dom da cura.
Segundo dia da Semana de Pentecostes 2018
Terceira Santa Missa
Pe. Marcos Rogério – Goiânia-GO
Transcrição e adaptação: Michelline e Danielle Santos
Comments