A primavera só chegará no final de setembro, mas já é possível ver belas árvores e flores florescendo pela cidade. Há cerca de dois meses, Brasília vem ficando mais colorida com seus ipês, e o primeiro deles foi o roxo, que sempre fica a dúvida, é rosa ou roxo?
Todos os anos os brasilienses se encantam com as floradas dos ipês, não importa a cor. As flores, junto com o mar da capital – o céu azul e limpo da estiagem, fazem um belo trabalho e acabam virando proporcionando cenários fotográficos incríveis.
O ipê é uma das plantas mais características do cerrado, às vezes por questões climáticas sua intensidade pode ser maior ou menor e pode acontecer de todas as cores – roxo, amarelo, branco e rosa – florescerem ao mesmo tempo. É muita cor de uma só vez!
O final de agosto e início de setembro é a vez deles, dos amarelinhos! O ipê amarelo é o que costuma chamar mais atenção devido a cor ser tão forte e marcante. Alguns já até floresceram, mas durante a próxima semana, estima-se que a cidade estará no ápice da florada dos ipês amarelos, que levam cerca de 20 anos para desenvolver os troncos tortuosos e cascas grossas.
Muitos desconhecem a existência do ipê verde, que costuma aparecer em dezembro, mas é pouco percebido por se camuflar entre as demais árvores.
Para ajudar os brasilienses a localizarem os ipês, que são mais de 600 mil árvores, uma professora de biologia Paula Sicsú criou um aplicativo que mapeia os ipês, mostra sua coloração e se está ou não florido. O aplicativo chama “Ipês”, é gratuito e está disponível para Android e IOS.
§ Ipê-roxo: Junho e setembro
§ Ipê-amarelo: Julho e setembro
§ Ipê-rosa: Agosto e setembro
§ Ipê-branco: Agosto e outubro
§ Ipê-verde: Dezembro e março
Thalya Alves Cunha – estudante de jornalismo
Comments