As plantas em seu processo de desenvolvimento sadio, são banhadas, todos os dias, de um evento que aparece dos céus e se desmancha ao amanhecer. Esse processo é calmo, tranquilo e conhecido como orvalho. Entenda que o orvalho é “um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por passagem do estado de vapor ao estado líquido, em forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias”. Esse fenômeno se intensifica com a Primavera. Desta forma, como as plantas, também precisamos de algo único e cotidiano.
É preciso que haja uma transformação ao redor e a vida se beneficie e, para completar o nosso desenvolvimento sadio na fé, é preciso um conta-gotas que goteje inspirações do céu, que nos façam desmanchar na presença de Deus. A transformação é feita a partir das orações que sobem como a fumaça do vapor. O conta-gotas é a fé e as gotas são um mistério do Espírito Santo. Para cada um é um evento diferente. Nós somos a superfície fria que será regada pela água do Espírito Santo. Igualmente calmo, tranquilo, de uma gota a outra gota, embelezando a nossa alma em pingos que possua sua eficácia curativa e vivificante.
A Igreja Católica sempre atenta às coisas do mundo e do que é excelso, indica, como espiritual, depois da Santa Eucaristia, a oração do Santo Rosário. O Rosário que, no inicio foi inspirado na meditação dos salmos, passa a vigorar com a meditação do Novo Testamento. Agora, a caminhada de Maria junto ao seu Filho e todos os mistérios evangélicos de Cristo Senhor Nosso, estariam nas mãos daqueles que não tinha acesso à leitura bíblica, estaria no poder dos mais humildes e também de todos que o quisesse. Com o Rosário, a reunião dos quatro terços, somos capazes de vencer guerras, fortalecer na luta, ressuscitar quem estava morto.
Cada conta rezada é um ato de cenário para o amor. Pelo qual o que se ira, se acalma; o que está com pressa se tranquiliza, o que está indeciso pede a providência divina; o que está fraco consegue força para continuar; o que perde o sentido da vida, desiste de morrer, pois os pensamentos de morte não podem resistir ao amor das flores.
A Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae² do sumo pontífice João Paulo II, fala da Nova e eterna Primavera, pois o Rosário da Virgem Maria são flores que plantamos no coração de Deus, suscitado pelo Espirito Santo: “O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo milênio, é oração amada por numerosos santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro milênio, recém-iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se, perfeitamente, no caminho espiritual de um Cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6)”.
Aqueles que acusam a Igreja de Cristo de idolatria, de que os fiéis se enganam ao rezar o Terço, impedem os mais simples e humildes de viver os Evangelhos recitados, a vida de Cristo em flores de um jardim que enfeita o caminho da Jerusalém Celeste. Todos os atos são provenientes da experiência de receber gotas das graças do céu, gotas de vitória.
Que cada gota do orvalho fabricado pelo Rosário possa reacender o “Alegra-te” em seu coração. Que cada gota de orvalho do Rosário possa ser o frescor do Espirito Santo em sua história e um renascer diário. Que sua essência na terra possa embelezar a vida dos outros. Que a graça de um Deus que não se esquece de você, faça-te “renascer da água e do Espirito”. Que Maria Santíssima te mostre onde está o melhor lugar, te inspire como adorar o Senhor, te faça ser um Renascido em Pentecostes e te dê uma nova Primavera.
Referenciais Bibliográficos:
¹ Orvalho - Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Orvalho. Acesso em 04 de outubro de 2018
² Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae do Sumo Pontífice João Paulo II ao Piscopado Ao Clero e aos Fiéis sobre o Rosário http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2002/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae.html
Flavia Marques do Nascimento
3° Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes
Formação Profissional: Turismóloga e Tecnóloga em Gestão de Processos Gerenciais
Comments