Novembro Azul Mês da conscientização do câncer de próstata
O mês de novembro foi escolhido como o mês para conscientização para os homens quanto ao câncer de próstata, que atinge homens acima de 50 anos e segundo dados do INCA, o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Por se tratar de um exame delicado numa área íntima, infelizmente tem uma baixa procura de realização. A chance do câncer de próstata aumenta com a chegada da idade, ou seja, é uma doença comum em idosos, e infelizmente a taxa de mortalidade vem aumentando cada vez mais. A questão da idade é um fator crucial que contribui com a não procura da realização do exame de toque retal, por se tratar de homens mais velhos e serem mais reservados.
Além disso, há um tabu por parte dos homens, por falta de informações, campanhas mais atrativas e explicativas, e é preciso considerar o medo, o constrangimento e o preconceito por parte dos homens, criando uma resistência muito grande na não realização do exame.
Por isso, foi a criado a campanha do novembro azul que tem como objetivo conscientizar e informar sobre os malefícios da doença e o benefício de uma descoberta precoce, onde as chances de cura são bem maiores. Por se tratar de um câncer silencioso e com desenvolvimento lento, em que muitas vezes não há sintomas, os homens tendem a achar que está tudo bem e deixam o exame preventivo de lado. Por isso a necessidade de estar sempre atento aos sinais que o corpo dá e saber da importância da realização do check-up anual.
Thalya Cunha – estudante de jornalismo
Comments