525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Papa: "A gratuidade de Deus não tem limites porque recebe todos"


Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

Com Rádio Vaticano e ACI Digital

 

O Papa Francisco presidiu a Santa Missa, nesta terça-feira, 7, na Casa Santa Marta, proferindo a homilia baseada no Evangelho de São Lucas, especificamente, a passagem do filho pródigo.

Entre vários aspectos abordados, destaca-se a importância de nos sentirmos amados.

Confira os principais trechos dessa reflexão, que nos alerta para a “escravidão do espírito”, pela qual muitos de nós passamos, que nos torna “incapazes de entender a gratuidade do convite”, segundo o Pontífice:

“Se não se entende a gratuidade do convite de Deus, não se entende nada. A iniciativa de Deus é gratuita. Mas para ir a este banquete o que se deve pagar? O bilhete de entrada é estar doente, é ser pobre, é ser pecador… estar necessitado seja no corpo, seja na alma”.

“Mas para a necessidade de cuidado, de cura, ter necessidade de amor”. A gratuidade de Deus não tem limites, porque recebe todos”.

‘Mas ele gastou todo o dinheiro, gastou a herança, com os vícios, com os pecados, e o senhor lhe faz festa'? Esse não entende a gratuidade da salvação, ele acha que a salvação é fruto do ‘eu pago e o Senhor me salva’. Pago com isso, com isso, com aquilo... Não. A salvação é gratuita!

“A salvação é um presente de Deus ao qual se responde com outro presente, o presente do meu coração. Deus não pede nada em troca, somente amor, fidelidade, como Ele é amor e é fiel. A salvação não se compra, simplesmente se entra no banquete. “Bem-aventurados os que receberão alimento no Reino de Deus”.

E aqueles que não querem entrar no banquete se “sentem seguros”, “salvos do modo deles, fora do banquete” e “perderam o sentido de gratuidade”. “Perderam algo maior e mais bonito ainda, e isso é muito ruim: eles perderam a capacidade de sentir-se amados”.

Quando você perde a capacidade de sentir-se amado, não há esperança, você perdeu tudo. Isso nos faz pensar na escrita na porta do inferno de Dante: ‘Deixe a esperança’, você perdeu tudo. Peçamos ao Senhor que nos salve de perder a capacidade de nos sentir amados".

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page