Instituída pelo Papa Francisco, pela primeira vez, em 2014, a Jornada de Oração e Confissão intitulada de “24 horas para o Senhor” é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e tem a finalidade de levar os fiéis a vivenciarem, com mais profundidade, o período Quaresmal, preparando-os para a Páscoa do Senhor. Com o tema “Eu quero misericórdia”, inspirado no Evangelho de Mateus (Mt 9,13), nesse ano, a mesma irá acontecer nos dias 24 e 25 de março.
No Vaticano, a abertura oficial aconteceu no dia 17 de março. Na ocasião, o Papa Francisco presidiu a Liturgia Penitencial, na Basílica de São Pedro, às 17h (13h em Brasília). “Confiantes na misericórdia de Deus, nosso Pai, reconheçamos e confessemos os nossos pecados”, disse o Papa, exortando os fiéis a participarem, de forma ativa e consciente, do sacramento da Reconciliação, do qual, participou primeiro e, depois, atendeu a confissão de sete fiéis. Todas as dioceses do mundo inteiro são convidadas a participarem da jornada, em união com a Santa Igreja.
Na CNBB, a abertura do evento também aconteceu no dia 17 de março, com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, seguida de atendimento de confissões, reflexões espirituais e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Confira a programação desses dias, em sua Arquidiocese. Unamo-nos ao Santo Padre e a toda Igreja, oferecendo esse sacrifício de louvor, em honra ao nosso Senhor Jesus Cristo, e em prol da nossa conversão, convite maior desse tempo de Quaresma, no qual estamos inseridos, com o intuito de refletir e vivenciar os mistérios da Paixão e Ressurreição do nosso Deus, os mistérios santos da nossa fé.
Danielle Santos
Comunidade Renascidos em Pentecostes
Comments