Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado, já havia quatro dias. Jesus era bastante amigo de Lázaro, de Maria e de Marta. Algumas passagens da Sagrada Escritura falam dessa amizade e da intimidade que tinham com Jesus Cristo.
Lázaro adoeceu e Jesus não estava presente. Nesse mesmo povoado de Betânia, os judeus quiseram apedrejar Jesus Cristo. E quando Ele sai de Betânia, Lázaro adoece; e é uma doença poderosa que, em poucos dias, mata Lázaro.
O fato é que Marta manda avisar para Jesus Cristo, no segundo dia, que Lázaro está doente. E Jesus, quando escuta isso, diz: “Nosso amigo Lázaro está doente. Vamos voltar”. Quando Ele chega à Betânia, já faz quatro dias que Lázaro está enterrado e encontra Marta e Maria chorando. Marta diz: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido, porque, com certeza, curaria a doença dele. Tudo que o Senhor pedir ao Pai, Ele vai lhe dar. Mas meu irmão morreu. Não tem mais o que fazer”. E Jesus vai dizer para Marta: “Eu Sou a ressurreição e a vida e teu irmão vai ressuscitar”. E ela vai dizer: “Senhor, eu sei que ele vai ressuscitar no último dia”. E Jesus diz pra ela: “Eu sou a ressurreição e a vida. Crê nisso? Quem crê em mim, mesmo que morra, viverás”.
Em seguida, o Senhor diz: “Onde o colocaram”? Aí ela diz: "Vinde e veja"! E o Senhor: “Tirai a pedra”. Marta vai dizer: “Senhor, ele já cheira mal. Há quatro dias está aí”. Mas o Senhor diz novamente: “Eu sou a ressurreição e a vida”.
Eu sei que existe quem não acredita nisso. Prefere acreditar em outra história, do que acreditar que Jesus é a ressurreição e a vida, que Ele é o Senhor e o Salvador, que Ele ressuscita dos mortos.
Em seguida, o Senhor chama: “Lázaro, vem para fora.” Para Deus, todos estão vivos, segundo Jesus Cristo. Imediatamente, ele se levanta. Aquele que já estava cheirando mal, morto há quatro dias, de repente, se levanta, caminha e vai para fora daquela cova.
A mesma coisa Jesus fala com o filho da viúva. Entrando na cidade, Jesus encontra uma mulher com os moradores do povoado, levando para o cemitério o filho único de uma viúva. Jesus tem compaixão dessa viúva. Eles vão parar e Senhor vai tocar e conversar com esse que estava morto, dizendo: Moço, eu te ordeno, levanta. Ele fala com o morto como se tivesse vivo. O morto está vivo para Deus. Ele trata os mortos como se estivessem vivos e, na verdade, estão, para Deus. E ele se levantou, e o Senhor o entregou para sua mãe.
A mesma coisa acontece com a filha de Jairo. Ela está doente e o seu pai vai dizer para Jesus: “Vem depressa, à minha casa, que a minha filha Talita está morrendo”. E quando Jesus chega na casa de Jairo, Talita tinha acabado de morrer. E Jesus vai dizer para aqueles que estão chorando: “Ela não morreu, está viva”. Eles começam a insultar Jesus, e a sorrir Dele. E aí, o Senhor chama Pedro, Tiago e João, a mãe da menina, e Jairo, o pai, e entra, com eles, no quarto de cima, segundo a Palavra. Quando chega lá, o corpo está sob a cama. O Senhor diz: “Talita, levanta”! E assim, ela se levantou, porque ressuscitou.
O que acontece nesse mistério, amado(a)?
Quando o espírito, que nós chamamos de alma, sai do corpo, o mesmo acaba. Quando Deus fez Adão, o Senhor o fez em um modelo de barro; completo, porém, sem vida. E, por último, o Senhor sopra em sua narina, passando o Espírito da vida para ele. De repente, ele se levanta. Acontece que, quem manda e sustenta o teu corpo, é o Espírito que está em você. E, a partir do momento que essa alma sai do corpo o que acontece? Tu és pó e para o pó tu voltarás.
Não pense que esta pessoa que você amou e conviveu está morta. De jeito nenhum! É verdade que o nosso corpo tem uma validade; ele não teria condições de aguentar muito tempo. Nós cuidamos do nosso corpo e temos que cuidar, porque ele é templo desse Espírito, templo de Deus, mas existe um tempo a ser contado do dia em que fomos concebidos. Existe um ponto de partida e um ponto de chegada. E todos vão chegar. Essa vida acaba, mas começa a eternidade. E, graças a Deus, nós cremos em Jesus Cristo, que vai nos ressuscitar. Enquanto nós estamos entre esse ponto de partida e o ponto de chegada, nós temos que viver agradecidos, contentes e felizes, com esperança, com fé, nós temos que viver com alegria.
É a vida que Deus nos deu. E o maior dom que nós temos aqui, nessa terra, é a vida. Não pense em desprezar a sua vida, é dom de Deus. Um dia, você vai para a segunda e definitiva etapa dessa vida. Muitos dos nossos irmãos já foram. Mas nós estamos na primeira etapa da vida e devemos vivê-la com muita alegria, devemos ter força para viver isso.
Devemos sempre pedir ao Senhor: “Renova a nossa vida, a nossa mente, a nossa alma e o nosso corpo, para que possamos valorizá-la, até o último segundo”. A vida é importante. Tanto o ponto de partida, como o de chegada, tudo é graça de Deus. E, depois dessa vida, para nós que cremos, com toda a certeza, tomaremos posse da Glória do Senhor, porque Ele prometeu. Não espere o inferno nem para você, nem para ninguém. O inferno não foi feito para nós, mas para Satanás! E ele insiste em querer te levar para o inferno, porque sempre quer provocar a ira de Deus, sempre quer insultar o Senhor. Ele sempre vai fazer de tudo para te arrastar para onde ele está, mas por Misericórdia, Deus não deixa. O Senhor vai te dar oportunidade para você se salvar e entrar no Reino dos Céus. Talvez ele tenha que amassar o seu barro um pouco mais, destruir o seu orgulho e a sua vaidade, talvez ele tenha que te colocar no caminho, mas Deus não vai te perder, porque você é a imagem semelhança Dele. Uma imagem do Senhor não vai para o inferno.
“Se creres em Jesus Cristo, tu e tua casa serão salvos”! O Senhor sempre nos dá oportunidade de salvação, sempre nos conduz para lá, sempre nos chama para o Seu caminho.
Algumas pessoas dizem: Por que Deus não volta logo e acaba com tudo? Por mim e por você. Ele espera a nossa conversão, ele espera que eu, você e a nossa casa cedamos. Ele está esperando que nós, verdadeiramente, acreditemos.
Jó não conheceu Jesus Cristo, mas conheceu a Misericórdia de Deus. É um homem que não duvida. Mesmo arrebentado, ele diz: “Eu sei que o meu Redentor está vivo”. Ele tem a certeza da salvação e da misericórdia, ele tem a certeza da ressurreição dos mortos. “Por último, ele vai vencer”, é o que diz a Palavra. Na Sagrada Escritura nós encontramos essas pessoas que têm essa fé; homens e mulheres que não duvidaram e foram, até as últimas consequências, dando a vida para testemunhar a ressurreição de Jesus Cristo.
Davi era só um adolescente, quando ele enfrenta o Golias. Mas ele coloca toda a sua confiança no Senhor, quando ele diz, publicamente: “A batalha é do Senhor”. Diante da nossa fraqueza, do nosso pecado, da nossa miséria, das nossas doenças, das nossas dores, também, temos sempre que dizer: “Essa batalha é do Senhor”. A tua vida, a tua luta é do Senhor. Coloque nas mãos de Deus essa batalha que você está vivendo; ela é do Senhor, seja firme nisso. Porque, por último, como diz Jó, os teus olhos verão a Glória do Senhor na tua vida.
Padre Moacir Anastácio de Carvalho
Homilia (Segunda Missa de Cura – 02/11/2017)
Transcrição e adaptação: Danielle Santos
Comments