525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Quarenta mártires de Sebaste: fiéis a Cristo até o fim


No ano de 313, os imperadores Constantino e Licínio, assinaram o Edito de Milão, que permitia a livre manifestação pública de todos os credos. Porém, depois de um certo tempo, Licínio tornou-se perseguidor do Cristianismo, contrariando padres, bispos e famílias cristãs, entre os quais, estavam quarenta homens que eram oficiais e soldados do Império de Sebaste, na Turquia.

Nesse contexto, Licínio passou a determinar que, para servir ao Império era necessário sacrificar os deuses, ou seja, os mesmos teriam que abandonar a sua fé.

Mas muitos dos que foram vítimas dessa imposição não concordaram com tal medida, inclusive, estes quarenta soldados. Assim, escreveram suas despedidas, pedindo orações aos bispos e diáconos, e que seus corpos fossem colocados todos juntos. Assumindo Jesus Cristo como Senhor e Salvador, foram colocados em um tanque gelado de um dia para o outro, para depois serem queimados.

Entre os condenados, um apostatou e, abandonando seus companheiros, buscou um banho quente próximo ao local, que seria oferecido a quem decidisse renegar o Cristianismo. Em contrapartida, um dos guardas que vigiavam os mártires viu, neste momento, um brilho sobrenatural que os encobria e proclamou a Cristo como seu Deus, unindo-se aos outros.

Após serem queimados, os fiéis, contudo, recolheram seus restos e as relíquias foram distribuídas entre muitas cidades, fazendo com que a veneração a esses quarenta mártires se disseminasse por muitos lugares.

Peçamos a Jesus, na intercessão dos quarenta mártires de Sebaste, a graça da fidelidade a Ele e à Sua Igreja, para que, perseverantes na caminhada, doando a vida pela causa do Evangelho, possamos, um dia, recebermos, como eles, a coroa da Glória.

Quarenta mártires de Sebaste, rogai por nós!

97 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page