525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

“Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas”!


A leitura tirada do livro do profeta Ezequiel vai dizer: “A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície Disse-me o Senhor: ‘Filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida’? ‘Senhor Javé’ – respondi -, ‘só vós o sabeis’. Então, o Senhor diz: “Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, lhes dirás, escutai a palavra do Senhor; (...) vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver”. (Ez 37, 1-2a; 3-5)

Faltavam, para esses ossos, carne, nervos, faltava tudo. Mas o Senhor promete: “Eu mesmo vou fazer entrar o espírito em vós. Assim saberei que eu sou Senhor”.

E vai dizer o profeta: “Profetizei, pois, assim, como tinha recebido ordem. No momento em que comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos se vinham unir aos outros. Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria". (Ez 37, 7-8)

Mas não tinha nenhum sopro de vida. Diz o profeta que era uma multidão de ossos. Quando Deus fez o homem, fez, exatamente, um modelo maravilhoso, mas ele não tinha vida. Foi preciso que o Senhor soprasse, em suas narinas, o sopro da vida. Deus vai ordenar o profeta: “Profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que reviva”. (Ez 37, 9)

Sem o Espírito não temos vida; quando Ele sai de você, teu corpo se torna cadáver; assim, você não tem mais nada para fazer aqui. Quando Senhor chegou à Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias, já cheirava mal. Marta vai dizer para Jesus: “Se estive aqui, meu irmão não teria morrido”. Então, Jesus diz para Marta: “Calma! Se creres, verás a glória de Deus. Onde o colocaste”?

E todos vão dizer: “Senhor, não podemos tocar nele, porque já cheira mal”. Jesus diz: “Retire a pedra”! De repente, o Senhor diz para Lázaro: “Vem para fora”!

Lázaro está voltando para a vida porque o Senhor, na verdade, não está ordenado o corpo, mas ao Espírito, que entre de novo. E ele, novamente, viveu.

“Vem, Espírito, sopra sobre esses mortos, para que eles possam voltar à vida”! Assim, também, profetizei, como foi ordenado, sobre a multidão, na Semana de Pentecostes.

Há vintes anos, quando o Senhor, em uma locução interior, me dizia para celebrar Pentecostes, eu não sabia o que ia acontecer. Aliás, quando Jesus revelou, durante aquela missa das 10h30 – “Não foi isso que você pregou e não foi isso que eu te ensinei” - porque eu havia me despedido do povo, Ele queria que ficássemos reunidos em Jerusalém. Sua promessa era: “Recebereis o Espírito Santo e sereis as minhas testemunhas”.

E sou muito grato e feliz por isso, muito feliz, porque sem Jesus não dá.

Padre Moacir Anastácio de Carvalho

Homilia – Sétimo dia da Semana de Pentecostes 2018

Transcrição e adaptação: Kátia Regina e Danielle Santos

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page