525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Santa Matilde: a mulher que anunciou o Reino no exercício da caridade


Nascida em 895, na região de Westfalia, na Alemanha, Santa Matilde, elevada às honras dos altares, é a santa a quem a Igreja faz menção e lembra seu importante testemunho. Casou-se com apenas 14 anos de idade, com Henrique I, rei da Alemanha, tendo dois filhos, Oton e Henrique.

Era um exemplo de mãe, esposa dedicada e de caridade extrema, pois possuía grande influência em meios aos pobres. Embora sendo nobre, era uma mulher de coração puro e generoso.

Um dos relatos de maior destaque de sua história é citado no momento da morte de seu esposo, em 936, quando ela dirige-se aos filhos: “Gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação”.

Após a morte de Henrique I, Oton assume o trono e Santa Matilde é perseguida e atacada pelos próprios filhos. Teve seus bens confiscados e foi exilada, para que não gastasse mais o dinheiro da família com os necessitados.

Tempos depois, os filhos se arrependeram e se reconciliaram com a mãe, vivendo uma profunda conversão. Ela volta a tomar posse do seu patrimônio e o emprega na construção de obras religiosas e assistenciais.

Matilde, então, decide se refugiar em um convento, onde falece no ano de 968.

Peçamos a Santa Matilde, sua intercessão diante do Pai, para que Ele nos cubra e nos cumule de sabedoria e caridade, para que, como a seu exemplo, possamos abdicar de todo anseio por riquezas mundanas, e sermos ávidos por seus ensinamentos. Que a nossa certeza, hoje, seja a mesma de Santa Matilde: “Feliz aquele que prepara sua eterna salvação.”

Santa Matilde, rogai por nós!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page