Nascido no dia 15 de maio de 35, na Síria, Inácio de Antioquia foi um célebre servo do Senhor, sendo discípulo de São João e sagrado bispo por São Pedro, governando a comunidade cristã por quarenta anos. Sua liderança era nata, pois colocava a serviço do próximo todos os dons com os quais Deus o cumulou, principalmente, suas intensas experiências místicas.
Foi perseguido e preso por ordem do imperador Trajano e, por não renunciar a fé em Jesus Cristo, foi enviado a Roma para ser jogado aos leões. Durante essa viagem, embora tenha sido duramente castigado, escreveu importantes cartas, cheias de profunda espiritualidade: Epístola a Policarpo de Esmirna (jovem bispo de Esmirna com quem Inácio se encontrou nesta viagem), aos Efésios, aos Magnésios, aos Esmirniotas, aos Filadélfos, aos Trálios e aos Romanos. Nelas, Inácio identificava a Eucaristia como "o remédio da imortalidade".
Não fugindo do martírio, em momento algum, e demonstrando profundo amor e adoração a Deus, foi então, jogado aos leões. Antes de morrer, aos romanos, ele escreveu: “Deixai-me ser alimento das feras, pelas quais me será dado desfrutar a Deus. Eu sou o trigo de Deus: é preciso que ele seja triturado pelos dentes das feras a fim de ser considerado puro pão de Cristo”.
Assim, peçamos a intercessão de Santo Inácio de Antioquia, para que possamos, também nós, tomados do mesmo amor pelo reino dos céus, entregarmos a nossa vida, no verdadeiro testemunho cristão, pela evangelização da humanidade.
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!
Kommentit