A santidade lembrada no dia de hoje é a de Santo Inácio de Loyola, nascido no dia 23 de outubro 1491, na Espanha, sob o nome de Íñigo López de Loyola.
Embora fosse proveniente de uma família muito religiosa, optou pelo mundo secular e pela carreira militar.
Porém, um certo acontecimento marcado pela dor, registrou na vida de Loyola uma mudança de rumo definitiva. Uma bala de canhão acabou atingindo sua perna esquerda, fato que o deixou paralisado por muito tempo. Assim, passou a fazer a muitas leituras da vida de Jesus e dos santos. E assim que ficou curado, decidiu-se, em definitivo, por Jesus.
Durante um ano viveu uma vida de reclusão e penitências, como eremita. Desse tempo de deserto, nasceu um dos seus mais célebres livros, intitulado de “Exercícios espirituais”.
Daí por diante, a obra de Cristo, realizada por Inácio de Loyola tomou grandes proporções. Assim, nasce a Companhia de Jesus, em 15 de agosto de 1534, da união de Inácio mais seis amigos, entre eles, Francisco Xavier. Formaram e enviaram missionários por todo o mundo.
Faleceu em 31 de julho de 1556, em Roma, sendo canonizado em 1622, pelo Papa Gregório XV. E, em 1922, foi declarado, pelo Papa Pio XI, Padroeiro dos Retiros Espirituais.
Assim, façamos, com fé, a oração escrita por Santo Inácio de Loyola, pedindo a graça da mesma luta pela santidade, em nome de Cristo Jesus e de Sua Paixão.
Oração “Alma de Cristo”
“Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro das vossas chagas, escondei-me. Não permitais que de Vós me separe. Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós, para que vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos. Amém”.
(Santo Inácio de Loyola)
Comentarios