525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

São Bento, o santo do trabalho e da oração


Nascido em Núrcia, próximo de Roma, no dia 24 de março de 480, o santo de hoje possui uma grande devoção popular.

Embora advindo de uma família nobre, decidiu-se pelo seu chamado ao serviço de Deus desde muito jovem, em uma época de decadência do Império. Assim, abandonou todos os projetos seculares e refugiou-se nas montanhas da Úmbria, para dedicar-se, exclusivamente, à oração e à meditação sob a vontade do Senhor em sua vida.

Passados três anos dessa rotina, começou a atrair discípulos e adeptos ao cristianismo, através do seu exemplo. Dessa forma, foi criado o mosteiro de Monte Cassino e a Regra Beneditina, que prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência.

Logo, a Ordem Beneditina, que tinha por base os mandamentos de Cristo e os conceitos evangélicos, tomou conta de toda a Europa, e tinha por máxima o lema “Ora et labora” (orar e trabalhar).

A vida comunitária, característica fundamental e requerida em sua regra, colaborou para a criação de inúmeros mosteiros, que a difundiram por todo o mundo.

Morreu em 21 de março de 547 e canonizado no ano de 1220, pelo Papa Honório III.

Assim, façamos, com fé, a famosa oração de São Bento, para afugentar de nossas vidas todas as investidas do inimigo: “A Cruz sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhe coisas vãs. É mau o que tu me oferece. Bebe tu mesmo do teu veneno. Rogai por nós Bem Aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

São Bento, rogai por nós!

441 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page