Nascido em Tasovice, na República Checa, aos 26 de dezembro de 1751, foi batizado com o nome de João. Após a morte do pai, foi trabalhar como padeiro no mosteiro dos premonstratenses de Burra. E depois, durante algum tempo, viveu como eremita, mudando seu nome para Clemente.
Seus relatos contam que, em 1784, ingressou para a ordem dos Redentoristas, fazendo o noviciado. E no dia 29 de março de 1785, recebeu o sacramento da ordem em Alatri.
Indo para Varsóvia, formou uma sede de missões, na Igreja de São Beno, com fortes e contínuas rotinas oracionais e sacramentais, além de ter fundado um orfanato. Porém, em 1808, quando Napoleão Bonaparte fechou a igreja e dispersou a comunidade, sua evangelização foi interrompida.
Contudo, São Clemente voltou para Viena, sendo intitulado capelão do convento e da igreja das Ursulinas, exercendo grande influência em toda a comunidade.
Pela sua notoriedade, passou a ser Vigário Geral da Congregação Redentorista fora da Itália, marcando um período de renovação da vida redentorista na Europa do Norte.
O santo de hoje, morreu em Viena, no dia 15 de março de 1820. Sua beatificação aconteceu em 29 de janeiro de 1888, pelo Papa Leão XIII e sua canonização em 20 de maio de 1909, pelo Papa Pio X.
Assim, peçamos ao Senhor, que na intercessão de São Clemente Maria Hofbauer, possamos ser evangelizadores incansáveis e entregues às inspirações do Santo Espírito de Deus.
São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós!
Comments