O santo de hoje, conhecido e muito venerado pela juventude, nasceu na Itália, no dia 16 de agosto de 1815.
Ficou órfão ainda na infância e, com isso, sofreu muito com as intempéries que a vida o ofereceu, através deste ocorrido. Sua mãe era uma mulher de muita oração e grandes virtudes. O jovem saiu de casa muito cedo, movido pelo desejo de ser sacerdote. E, assim, seguindo decididamente o seu chamado, foi ordenado, aos 26 anos de idade.
Exercia e colocava a serviço do próximo e da Igreja os dons do Espírito Santo e ficou conhecido, especialmente, por seus sonhos proféticos. E para nós, brasilienses, torna-se mais latente a profecia que dizia que Brasília seria a capital do Espírito Santo, o que, hoje, se concretiza, nos mais diversos movimentos carismáticos da Igreja, inclusive, as novas comunidades, entre elas, a nossa, que vive na efusão do Santo Espírito, clamando por um novo Pentecostes.
Também muito fez pelos jovens, os ajudando e colocando, a cada um, no caminho de Deus. E enfrentando grandes embates, mas contando com a proteção da Virgem Auxiliadora, de quem era muito devoto, foi o responsável pela criação dos oratórios e catequeses direcionadas, também, aos jovens.
É atribuída a ele a fundação da Congregação dos Salesianos, na intercessão de São Francisco de Sales, no ano de 1859.
Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, sendo canonizado, pelo Papa Papa Pio XI, no ano de 1934, deixando um grande legado de fé, serviço e caridade para a Igreja e para os jovens.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
Assim, peçamos a Deus, na intercessão de São João Bosco, a graça de também nos doarmos, sem reservas, através dos dons com os quais Deus nos cumulou, ao próximo e à Igreja, anunciando, com a própria vida, a essência do Evangelho.
São João Bosco, rogai por nós!
Comments