“Naqueles dias, todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei”. (Ne 8,1-3)
Eles não conheciam essa leitura, não conheciam esse livro. O encontraram e o sacerdote Esdras vai fazer uma leitura, ao convocar homens e mulheres e todos que eram capazes de compreender. Esse livro era tirado da lei de Moisés. E quando ele iniciou a leitura, todos ficaram de pé e escutavam com alegria. Ao ouvirem a leitura, diziam: “Amém! Amém”! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra.
Tudo isso porque estão ouvindo a Palavra do Senhor. Estão ouvindo aquilo que o Senhor havia falado para Moisés no deserto.
O povo começou a chorar porque percebeu que não estava vivendo, em nada, a Palavra do Senhor.
“O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. (Ne 8,9-10)
Eu conheço muita gente que no dia de Natal coloca um vestido de luto e fica triste. Aos domingos, também ficam tristes. Os dias santos do Senhor não são para nos entristecer. Isso não pode acontecer. No dia do seu aniversário, amado(a), fuja de toda tristeza. Deus te deu a vida e está alegre com você.
A leitura de hoje diz: "Alegre-se, glorifique, cante, coma e beba, divida com aqueles que não têm, porque a alegria do Senhor será a nossa força". E é assim que tem que acontecer.
O inimigo já colocou a tristeza em nossa vida e nós já a aceitamos como presente. Por qualquer coisa nós ficamos tristes, derrotados.
Se você está na casa do Senhor, em Sua presença, alegra-te!
Eu fico impressionado como vocês chegam aqui derrotados e não cantam, não dançam, não aplaudem, não louvam, não glorificam o Senhor em nada. Temos que ser igual ao rei Davi, que dançava na presença do Senhor. Deus não é triste, deprimido ou derrotado.
A primeira pergunta que Jesus fez para a samaritana, quando ele saiu dos três dias de morte foi: “Porque choras”? Para os discípulos de Emaús Ele também pergunta: “O que aconteceu para deixar vocês tão derrotados”?
Temos que ter visão de fé, pois a fé é crer naquilo que não se vê.
Hoje é o dia de você se alegrar no Senhor, porque é hoje o dia da graça. O grande dia da sua vida é hoje. Você tem que usar sua melhor roupa e o seu melhor perfume, comer a melhor comida. Talvez, amanhã, não exista mais.
Alegre-se hoje. Esse é o dia que o Senhor fez para nós.
Domingo eu vou celebrar Nossa Senhora Aparecida, com uma Tarde de Louvor, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes e, no dia 12, nós vamos estar na comunidade do Sol Nascente, com distribuição de doces e brinquedos para as crianças.
Dessa imagem da Virgem Maria sai uma força que cura, liberta e que fala da força de Jesus Cristo. Há trezentos anos a Igreja do Brasil vive essa graça. Por isso é que nós devemos nos alegrar. O problema não é o material da imagem, é o que ela representa. E como justifica os milhões de testemunhos desses 300 anos? Milhões de pessoas são abençoadas, curadas, protegidas. Como justifica isso se não for a maneira que Deus escolheu para abençoar o povo brasileiro.
Vamos nos alegrar com Nossa Senhora Aparecida, que apareceu para nos conduzir e nos apresentar a Misericórdia de Deus.
Em 1980 ela foi toda quebrada. As únicas partes de não se separaram foram as mãos postas em oração. Maria está nos dizendo que temos de voltar nossas mãos para Deus e continuar orando. Maria, mesmo quebrada e destruída, nos dizia: “Eu ainda estou orando por vocês”!
Domingo, eu te convido a levar alegria para Nossa Senhora Aparecida e agradecer a Deus pela forma com a qual Ele nos mandou Sua mãe. Os olhos de Maria estão olhando pra você e suas mãos estão voltadas para Deus; ela olha para você e intercede a Deus por você.
Pe. Moacir Anastácio de Carvalho
Homilia (Segunda Santa Missa de Cura – 05/10/2017)
Transcrição e adaptação: Danielle Santos
Comments