525634302981206
top of page
Foto do escritorRenascidos em Pentecostes

Setembro: mês de aprofundar-se nas Sagradas Escrituras


Estamos vivendo o mês de setembro, de tantas graças, milagres e prodígios do Senhor em nossas vidas. Mês da Primavera, no qual somos agraciados pela novidade da renovação trazida pela Virgem Maria, mas também, mês da Bíblia, no qual a Igreja nos convida a mergulhar, mais profundamente, nos mistérios das Sagradas Escrituras.

O tema do mês da Bíblia 2018 é “Para que n'Ele nossos povos tenham vida”. Já o lema é “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1, 6a). A proposta desse ano está fundamentada no aprofundamento da Livro da Sabedoria.

O convite da Igreja ainda se estende às paróquias, grupos, comunidades e fiéis, para que designem momentos especiais de estudo e partilha que propiciem uma maior compreensão e reflexão da Palavra de Deus.

Para tanto, uma sugestão seria a realização de quatro encontros comunitários neste mês, tendo como base referencial o subsídio Mês da Bíblia 2018, do Serviço de Animação Bíblica, da Editora Paulinas. Os temas abordados em tal fascículo são: "As faces da Sabedoria: reflexos da bondade de Deus", "Sabedoria na criação: uma revelação divina", "A sabedoria orienta a história: caminhos de libertação" e "Sábias escolhas: não à idolatria"

Assim, mesmo que seja a sós, em um momento de oração individual, glorificando a Deus por ter em mãos o Verbo Divino, os ensinamentos sagrados, afirmamos, como São Paulo: "Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis". (I Ts 2,13)

Acontece, exatamente, como disse Santo Isidoro: “Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco”. O nosso relacionamento com o Senhor perpassa Seus ensinamentos e vida, decifrados nas Santas Palavras de Salvação, contidas na Bíblia. Para estarmos, constantemente, em conexão com esse coração misericordioso do Pai, precisamos, enfim, mergulhar naquilo que é mais palpável, mais próximo. Só assim, transcenderemos as batalhas para alcançar o nível espiritual, mais interno, mais guardado. É por isso que Jesus nos chama à intimidade, à sala de estar da nossa alma, para nos encontrarmos com Ele.

Contudo, nesse mês dedicado à Bíblia, aproveitemos esse ensejo para retomarmos a leitura da mesma, o estudo, o pedido de orientação; que possamos levar essa rotina para todos os outros dias de nossa vida, como fundamental fonte de alimento da nossa fé. Nas tribulações e confusões do dia a dia, ela está ao nosso dispor para nos guiar, pois o próprio Jesus está nela incrustado, conforme o que nos afirma o nosso baluarte São Francisco de Assis: “Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo”.

 

Danielle A. Santos

Jornalista, Comunicadora, Palestrante e Educadora Física

Central de Comunicação Renascidos em Pentecostes

www.facebook.com/danielle.santosdf

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page