A Igreja “apresenta todo mistério de Cristo durante o ciclo do ano, desde a Encarnação e o Natal até a Ascensão, até o dia de Pentecostes e até a expectativa da feliz esperança e do retorno do Senhor”. “ Ao celebrar a cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza a espera do Messias: comungando coma longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda” ( Catecismo da Igreja Católica, 1194 e 524)
Irmãos, Feliz Ano novo! Ao celebrar o tempo do Advento a Igreja inicia seu Ano litúrgico, que começa no I domingo do advento e termina na solenidade de Cristo Rei. Este tempo é um tempo de espera, de preparação para o Natal, começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de Dezembro, nas celebrações é utilizada a cor roxa, visto que é um tempo de purificação e esperança para preparar os caminhos do Senhor que logo chega, é como arrumar a casa para receber uma visita, assim, devemos preparar o nosso coração e a nossa vida para receber o Menino Jesus.
O tempo do Advento são as quatro semanas de preparação ao Natal. Este tempo “possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”(Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, Paulo VI, 1969, 49. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/ Sou Católico: Vivo minha fé. Brasília, Edições CNBB.2014.)
“Após o Concilio Vaticano II, o Advento foi concebido assim que os dois primeiros domingos são como que o fecho de todo o Ano litúrgico, evocando a última vinda do Senhor em sua glória e os dois domingos que precedem o Natal preparam a celebração da vinda histórica de Cristo, de tal maneira que a vinda histórica, no natal, se torne realmente a vinda atual no mistério de sua festa”. ( Celebrar a vida Cristã- formação litúrgica para Agentes da Pastoral, equipes de liturgia e grupos de reflexão, Frei Alberto Beckhäuser, OFM, pág. 196).
A coroa do advento
Um dos símbolos deste tempo é a coroa do Advento que possui forma redonda, assim, não possui início e nem fim e significa o amor infinito de Deus por cada um de nós, é coberta de ramos verdes para simbolizar a esperança e a vida em um Deus que está se aproximando e as quatro velas representam, cada uma, uma das semanas do mês do advento. A cada domingo é acesa uma vela e a luz vai aumentando, apresentando o Deus que se aproxima trazendo a luz e tirando mundo das trevas. No primeiro domingo é acesa a vela verde que é a esperança trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias, no segundo domingo é acesa a vela vermelha que representa o amor de Deus, também representa a anunciação feita por João Batista. A celebração faz memória do martírio de São João Batista. No terceiro domingo acende a vela roxa que representa a alegria pela chegada do Senhor que se aproxima e no quarto e último domingo do advento é acesa a vela branca que representa a pureza e a luz que vem com o Salvador.
Комментарии